Blog

5 razões para utilizar frascos esterilizados na coleta de amostra do leite

5 razões para utilizar frascos esterilizados na coleta de amostra do leite

Com produção anual de 34 bilhões de litros de leite, a cadeia produtiva brasileira segue padrões de qualidade para garantir valor nutricional e maior rendimento à produção.

Na produção de derivados lácteos, as indústrias de laticínios demandam leite cru de alta qualidade. Alguns parâmetros definem a qualidade desse leite, como a composição química, padrão físico-químicos e carga microbiana, reflexo da higiene de obtenção. 

Dessa forma, um leite é considerado de alto padrão de qualidade, quando apresenta alto teor de componentes nutritivos como: gordura, proteína, lactose e minerais (Cálcio); baixo contagem bacteriana (CPP) e células somáticas (CCS); ausência de agentes contaminantes como pesticidas e químicos; resíduos antimicrobianos abaixo do LMRs descrito na legislação vigente; isento de odores e defeito de sabor. Nessas condições, o leite de alta qualidade apresenta suas características sensoriais como sabor, odor e aparência que são capazes de satisfazer as exigências de qualidade dos consumidores.

Esses parâmetros são compostos ao longo do processo, que inicia na nutrição das vacas e vai até o transporte do leite ao laticínio. Cinco fatores são cruciais nesta cadeia produtiva: alimentação e nutrição do animal, saúde e bem-estar animal, higiene da ordenha, temperatura e armazenamento e transporte do leite e, ainda, a qualidade da água. 

Mesmo que todo o processo de produção leiteira corra bem até a coleta para análise de qualidade, problemas de práticas inadequadas como o uso de frascos reutilizados, comuns no Brasil, para coleta de amostras, pode gerar diversos transtornos decorrentes de uma lavação inadequada; contaminação por químicos utilizados para lavar os frascos, como detergentes; contaminação por agentes externos ao deixar os frascos secarem em ambientes inapropriados.

Já a utilização de frascos esterilizados na coleta de amostra garante credibilidade e menor prejuízo para o produtor que tem a garantia de um resultado seguro na amostra. Para quem ainda duvida, seguem cinco razões para investir no produto e promover uma mudança na cultura da produção leiteira:

  1. Amostra sem interferência por contaminação;
  2. Frasco lacrado com involucro individual e certificado de esterilização;
  3. Resultados exatos e com repetibilidade;
  4. Maior confiança no resultado pelo cliente;
  5. Prático e seguro.

Reutilizar de forma totalmente inapropriada frascos para coleta de amostras de leite deve ficar como uma coisa do passado. 

Voltar

ENTRE EM CONTATO VIA WHATSAPP

Contato via whatsapp